terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Comunicação - cada um tem seu próprio estilo. Qual o seu?

Modelo Descritivo da Permeabilidade dos tipos de Temperamentos nosEstilos de Comunicação. Fonte: Lourençoni, Maria Angela Construção e Validação da Escala de Estilos deComunicação / Maria Angela Lourençoni – Campinas: PUCCampinas, 2013, 205p.

Na minha compreensão que se baseia nos estudos que realizei é possível admitir que seu tipo de personalidade transparece no estilo da sua comunicação. Tratando dessa forma parece muito óbvio, mas o importante é que consegui comprovar cientificamente essa ideia  no meu Doutorado. Agora afirmo com toda clareza que estilos de comunicação existem e estão devidamente classificados a partir de estilos de personalidade.
Outros estudos virão, no momento o meu se baseia no trabalho de Thomas Oakland que coletou colaboradores no mundo todo, incluindo a mim e o LAMP da PUC-CAMPINAS para comprovar o multiculturalismo presente nos estilos  de personalidade por ele descrito.
Para Oakland os estilos de personalidade, assentados numa origem biológica (revisitemos Skinner, portanto), são definidos por polaridades: Prático – Imaginativo, Extrovertido – Introvertido, Pensamento – Sentimento, Organizado – Flexível (Tipos de Temperamentos da escala Adult Styles Questionnaire) que considera o trabalho dos Tipos Psicológicos de Jung na proposta.
A premissa de Oakland et al. (1996) sobre os temperamentos é que eles são resultado da interação entre as qualidades herdadas biologicamente com as qualidades do ambiente em que a pessoa vive, assim como com suas escolhas individuais. Averiguar se os atos de fala das pessoas também mantém suas características originais, mesmo adaptando o estilo de comunicar ao ambiente ou contexto social, é uma hipótese para novas pesquisas.
Comportamentos comunicativos identificam estilos de se portar no processo dialógico onde transparecem os diferentes tipos de personalidade.  Assim sendo, de acordo com o mesmo princípio de herança biológica, estabeleci estudos que, a partir de uma escala aplicada no Brasil, obtivemos como resultado descritores de Estilos de Comunicação nomeados como: Meticuloso / Ponderado, Expressivo / Simpático, Argumentador / Pragmático e Retraído / Confiável. Assim, os Estilos de Comunicação são uma expressão de tipos temperamentos. 
Nesses estilos de comunicação acima descritos, temos personalidade do tipo Introvetido presente em mais de um indicador, como por exemplo, nos estilos Ponderado e  Retraído, podendo aparecer também,, num aspecto mais amplo do domínio, no sujeito Meticuloso. Trata-se de um comportamento comunicativo difícil de ser apresentado numa personalidade mais Extrovertida. Assim como o indivíduo definido por um tipo de temperamento mais pautado em Sentimento tende a agir comunicativamente de forma mais Simpática ou Argumentativa. Porém se combinada com uma tendência ao tipo Organizado,  seu discurso se tornará mais Pragmático. Tais combinações demonstram que o indivíduo que passa pelo IEC - Inventário de Estilos de Comunicação - por mim desenvolvido - pode apresentar mais de uma resposta estilística diante de diferentes situações de relacionamento interpessoal. Mas acima de tudo, destrói o conceito de que o Introvertido terá sempre o lugar de reclusão ou afastamento/isolamento nos processos de comunicação (tema interessante para próxima postagem).
Em Estilos de Comunicação tudo decorre da extensão das polaridades em que a pessoa se permite distender na relação dicotômica de sua personalidade. Isso implica em estudo do comportamento comunicativo. Utilizar racionalmente e rigidamente o diagrama acima pode confundir mais do que elucidar o seu Agir Comunicativo. é necessário o trabalho de um especialista no assunto para poder atribuir um conhecimento mais aprofundado de seu comportamento comunicativo, revelado em Estilos de Comunicar. Portanto, cuidado com as fórmula prontas divulgadas na web sobre seu tipo de comunicar.

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Referências
Oakland, T. (2011) Considerando qualidades de temperamento no ensino de crianças e jovens talentosos. Em: Wechsler, S. M. & Souza, V. L. T. Criatividade e Aprendizagem: Caminhos e descobertas em perspectivas internacionais. São Paulo: Edições Loyola.
Oakland, T.; Lee, D. H. & Ahn, C. (2010) Temperament Styles of Children in South Korea and the United States. School Psychology International; Vol. 31(1): 77–94
Oakland, T.; Pretorius, J. D. & Lee, D. H. (2008) Temperament Styles of Children from South Africa and the United States. School Psychology International. Vol. 29(5): 627–639
Oakland, T.; Alghorani, M. A. & Lee, D. H. (2007) Temperament-Based Learning Styles of Palestinian and US Children. School Psychology International, Vol. 28(1): 110–128
Oakland, T.; Mpofu, E. & Sulkowski, M. (2006) Temperament Styles of Zimbabwe and U.S. Children. Canadian Journal of School Psychology. Volume 21; N. 1/2, December, pp. 139-153
Oakland, T. Oakland, T. & Joyce, D. (2004) Temperament-based Learning Styles and School-based Applications. Canadian Journal of School Psychology, vol. 19, n 1 / 2, p. 59-74
Oakland, T.; Stafford, M. E., Horton, C. B. & Glutting, J. J. (2001) Temperament and Vocational Preferences: Age, Gender, and Racial-Ethnic Comparisons Using the Student Styles Questionnaire. Journal of Career Assessment. Vol. 9, n. 03; p. 297 – 314.
Oakland, T., Joyce, D.; Horton, C. & Glutting, J. (2000) Temperament-Based Learning Styles of Identified Gifted and Nongifted Students. Gifted Child Quarterly. Vol 44, n. 03, p. 183 – 189.
Oakland, T.; Glutting, J. & Horton, C., (1997). Students styles questionnaire classroom application booklet.  San Antonio, TX, The Psychological Corporation

Oakland, T.; Glutting, J. & Horton, C.  (1996) Student Stgles Questionnaire: Star Qualities in Learning, Relating, and Working: Manual. San Antonio, TX: The Psychological Corporation.

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