segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Comunicação sem divagações: Logos Therapeutica & Estilos de Comunicação

O propósito deste blog, deste artigo e desta profissional é desmistificar todos os disparates já envergados sobre estilos de comunicação que não estão apoiados em uma teoria séria e bem fundamentada sobre o assunto. A escolha do nome do blog como Logos  Therapêutica  é uma ação desta profissional que está consciente sobre a necessidade de prestar esclarecimento correto à sociedade que está consumindo informações equivocadas sobre comunicação.
 Comunicação se tornou um bem de consumo extremamente importante em especial na área organizacional por se tratar de uma habilidade exigida como pressuposto de competência nos relacionamentos interpessoais. Isto tudo já foi abordado por várias ciências, de forma a demonstrar a necessidade e a importância da habilidade comunicativa.  Em contrapartida, teóricos ilusionistas  se apropriaram de um conceito desenvolvido pelo saber científico em diversas áreas do  conhecimento  e destilaram  web afora informações descabidas sobre estilos de comunicação. Somos todos afetados pela impropriedade de informações divulgadas por pessoas pouco afeiçoadas ao saber técnico científico. Um fonoaudiólogo não pode ficar estacionado diante dos disparates publicados em mídias eletrônicas sobre a comunicação sem se posicionar diante disso. Portanto abro espaço para falar com propriedade e pertinência sobre o tema estilos de comunicação.
Ninguém sabe com muita clareza o real trabalho de um profissional da Fonoaudiologia. Por muitas vezes esse profissional, pelo senso comum, é caracterizado como um clínico que realiza trabalhos de correções  e adaptações dos processos comunicativos (muitas vezes compreendido como problemático, distorcido, incorreto, anormal  e outros da mesma categoria).  A bem da verdade é que profissionais da área da reintegração, como é o caso do fonoaudiólogo, está sempre vinculado alguma ideia descompensações físicas ou cognitivas que pressupõem impedimentos ao processo comunicativo considerado normal. Pelo mundo afora o profissional dessas atribuições é o logopedista, ou seja, pertence à ciência Logopedia.  O termo logos está vinculado ao conceito de palavra escrita ou falada, algo semelhante ao verbo.  A terapêutica  é um termo que atende ao nome da estética. Logos Therapêutica - nome do blog -  são dois termos de raiz grega reunidos um conceito de estética da fala e também da palavra,  por que pode ser utilizada de forma escrita ou oral. Traria uma ideia, portanto,  de comunicação com estética adequada.  Esse é um assunto que pode derivar outro artigo.
 A parte mais importante do que tratamos hoje é o fato de que a comunicação humana nem sempre ser caracterizada como um processo eficiente. As falhas no processo de comunicação humana podem estar vinculadas a sistemas emocionais que deflagram outros novos tantos problemas. Estes processos emocionais são poucos estudados  em esferas acadêmicas.
Apesar disso, já está sendo incorporado de forma bem razoável um conceito de estilos de comunicação. No Brasil estudos sobre esse tema são poucos desenvolvidos ou quase ausentes. Tudo que você já ouviu falar e tem disponível para acesso sobre esse tema são meras divagações do que nós já conhecemos dos sérios estudos de Vera Martins (2005), uma autora da área de Psicologia que trata de descrever estilos de personalidade passivo, agressivo e assertivo apresentando como isso se desdobra na comunicação. Pessoas talentosas assumiram esses termos cunhados a partir de levantamento científico apropriado para incrementar conceitos sobre comunicação desenvolvendo nada mais que divagações sem estudar minimamente o assunto.
Não é possível que se continue fazendo verdades baseando-se em ideias de conteúdos adquiridos tão somente em experiência pessoal.  Seria demagogia de minha parte não atribuir a devida importância o que vem a ser experiência pessoal, no entanto,  seria minha negligência como profissional da área da Fonoaudiologia com estudos em nível de doutoramento sobre estilos de comunicação não publicar qualquer linha ou não me posicionar  firmemente de forma a esclarecer e adequar alguns  desvios conceituais e principalmente técnicos sobre estilos de comunicação.
Conto também com ajuda de amigos que compartilham da ideia boa informação para poder difundir o que é correto  sobre a comunicação humana, em especial nesse item que trata dos estilos de comunicação. Mais além, em outros posts, farei a devida reprodução de parte do meu trabalho de pesquisa sobre o tema e espero contribuir com a difusão de informações mais adequadas. Tendo dúvidas sobre o assunto, postem aqui. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário