quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O prazer de comunicar como definição de humano.

Intrigante como a tendência humana para a comunicação faz com que os seres dessa espécie se integrem em comunidades diversas com a simples finalidade de trocar ideias através de palavras. Poucos aderem ao silêncio da leitura como saciedade, assim como outros poucos buscam no silêncio da fala meio de transmitir seus pensamentos.


A sociedade moderna transborda em aspectos comunicativos: redes e redes virtuais promovem mecanismos de saciedade para esse processo de 'parlatório' tão caracteristicamente humano. Uma necessidade quase libidinosa que não tem freios diante da possibilidade de fácil exposição. Fala-se o que quer, quando quer, onde quer, da forma que quiser ... desenfreadamente nas redes sociais globalizadas.




Ainda que o humor permeie grande parte das comunicações neste sistema moderno, tente encontrar entre seus conhecidos ou 'amigos' - como são chamados aqueles que pertencem à sua rede de relacionamentos - um que seja autêntico, que tenha um estilo próprio, único e incomparável. Redes sociais é o sistema mais compartilhável do novo mundo e que confere menos genuinidade às pessoas. Seres humanos que se apoderam desse sistema como se fosse uma forma de conquistar o poder e ali não se detém frente ao clique de transferência. Sim, não se trata mais de informar e sim de transferir. E isto muda por completo o conceito de transmissão de ideias e a pretensa necessidade de saciar a secura que se acumula diante de tanta oferta - sem filtros - de possibilidades de transferências.

Dentre os estilos de comunicação que estudei, um deles, o Retraído seria aquele que menos se apropria da fala para trabalhar seus relacionamentos. Diante do perfil de temperamento mais Introvertido, este não se sente enclausurado em dificuldades, mas tende, por princípio, a atender saciedades internas antes de expor suas ideias. Trata-se de uma pessoa que se ampara também numa performance Reflexiva - outro perfil de personalidade - e, muitas das vezes, quando se expõe, o faz de forma mais Ponderada (estilo de comunicação relacionado ao perfil reflexivo).



Por muitos anos, o perfil Introvertido, se viu diante da letra escarlate nos meios corporativos, uma vez que esse identitário era considerado o menos capacitado para a habilidade de relacionamento interpessoal. Não foi a essa conclusão que chegamos quando descrevemos em meu doutorado os estilos de comunicar. O estilo retraído de comunicação é justamente aquele cuja saciedade de interagir se dá, prioritariamente consigo mesmo antes de ocorrer em sociedade. Contudo, isto não implica que, diante de oferta de transferências das redes sociais virtuais, ele se coloque mudo ou reticente. Por vezes, nas comunidades em que pertence, ele pode até mesmo se tornar agressivo em suas transmissões, expondo de forma mais intensa aquilo que pensa ou copia de outras pessoas, oculto pelo pseudo-anonimato da tela de computador. E, novamente, este não é um dado negativo do ponto de vista da comunicação.

Ao contrário do que muitos pensavam, o sujeito com esse perfil demonstra possuir necessidades comunicativas como qualquer outro. Dadas as suas características de personalidade, o Retraído, se ocupa do processo de forma mais ocluída, mas não é avesso - guardadas as devidas proporções do caso a caso - à comunicação como uma tendência. Tais evidências se deram até a conclusão de nossos estudos em 2013 de modo que podemos compreender que a dedicação desses indivíduos ao silêncio como sua prioridade não pode ser mais considerada como única e verdadeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário